quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tudo sobre PDA


~~~~~~~~~   PDA   ~~~~~~~~~          
O que é?
Personal Digital Assistants - (assistente pessoal digital), ou palmtop, é um computador de dimensões reduzidas, dotado de grande capacidade computacional, cumprindo as funções de agenda e sistema informático de escritório elementar, com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios — Wi-Fi — para acesso a e-mail e Internet.

O que possuem?
Os PDAs de hoje possuem grande quantidade de memória e diversos software para várias áreas de interesse.Os modelos mais sofisticados possuem, também, modem (para acesso à Internet), câmera digital acoplada (para fotos e filmagens), tela colorida, rede sem fio embutida.

Famílias?
Existem duas famílias principais de PDA no mercado hoje: Os PalmOne e os Pocket PC.

PalmOne: utilizam o sistema operacional Palm OS da PalmSource, um sistema estável, mas restrito quanto ao número de fabricantes que o adoptaram. A Palm passou a adoptar o sistema Windows Mobile nos terminais com função celular como é o exemplo do Palm Treo 700 e 750v e treo 500v.
Pocket PC: utilizam o sistema Windows Mobile (com base no Windows CE daMicrosoft), que é "compatível" com o Windows e foi adotado por uma gama bem variada de fabricantes de PDA. Hoje em dia a última versão do sistema operacional para Pocket PC é a Windows Mobile 6.1. Estes PDAs utilizam programas que possibilitam a troca de dados com programas do Windows dos computadores de mesa. Existem vários grupos de língua portuguesa de referencia, de desenvolvimento e ajuda aos utilizadores desta plataforma como http://www.wince.com.br/ http://www.pocketpt.net/.

O número de PDAs no mundo vem crescendo de forma exponencial, mas pesquisas mostram que os Smartphones (desenvolvido através da "fusão" entre um PDA e um telefone celular) são maioria absoluta. Veja, como exemplo, a linha Treo, da Palm.
Atualmente os PDAs estão fazendo de tudo. Desde tocar mp3 e tirar fotos, até servir de controle remoto para os seus equipamentos electrónicos.

Sistemas Operacionais:
Existem também PDAs rodando o sistema operacional Linux. Um dos projectos mais conhecidos é o Pocket Linux, desenvolvido todo com base na distribuição do Debian, a ideia é criar um Linux extremamente fácil de manipular e utilizar, para substituir o sistema operacional proprietário de vários PDAs. A interface é simples e bem familiar aos usuários dos portáteis, e pode ser moldada através de temas que os próprios usuários podem criar, estes temas e configurações são salvos em XML podendo facilmente ser transportados para outros SO`s proprietários. O sistema tem um bom conjunto de aplicativos, como cliente de e-mail, leitor de música digital, jogos e até visualizadores de vídeo. O reconhecimento de escrita também está presente, e pode-se utilizar o teclado na tela do PDA. A indispensável sincronização com o PC também está disponível;






Um comentário: